Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaí

Secretaria do Meio Ambiente promove palestra de conscientização

Palestra foi direcionada aos alunos da Escola Estadual João Michelin.

Secretário Gui Galego proferiu a palestra
Secretário Gui Galego proferiu a palestra

Nesta terça-feira, 28 de Novembro, o secretário de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego realizou palestra aos alunos da Escola Estadual João Michelin.

Esta palestra teve como objetivo primordial conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos e o descarte correto do lixo.

O secretário explicou com muita propriedade como devemos descartar o lixo de forma responsável e correto, jamais jogar lixo em vias públicas, nas praças ou em terrenos, pois além de deixar a cidade feia e suja, contamina a água dos rios, lagos e a represa. "O descarte dos resíduos tem que ser de forma separada, diferenciando o lixo pela sua constituição ou composição, sendo sua forma mais simples dividida em lixo úmido (orgânico) ou lixo seco (inorgânico)", destacou o secretário Gui Gallego.

Qual a importância da coleta seletiva?

A coleta seletiva influencia de modo direto na hora da reciclagem, devido ao fato de que cada resíduo tem sua maneira correta de ser reaproveitado. Caso os resíduos estejam misturados, a reciclagem torna-se um processo muito caro, e até mesmo inviável em alguns casos, já que na maioria das vezes a triagem é feita pelos colaboradores das empresas.

Como realizar a coleta seletiva?

A coleta seletiva pode ser feita de forma bem básica, em sua residência. Basta separar o lixo orgânico do lixo seco.

O que é lixo orgânico (úmido)? E lixo inorgânico (seco)?

Lixo orgânico é todo e qualquer material que provenha de origem animal ou vegetal, ou seja, todo resíduo que venha a compostar é classificado como orgânico. Exemplos são: restos de alimentos, borra de café, ossos, entre outros.

Já lixo inorgânico é todo material proveniente de origem industrial, como plásticos, vidro, metal, ou seja, todo material que não seja deteriorado por agentes decompositores.

A importância ambiental é a de maior impacto, já que a reutilização dos materiais inorgânicos, que representam 40% do lixo doméstico, acarreta em uma menor utilização de aterros sanitários, além de proporcionar uma redução significativa na poluição do Meio Ambiente.