Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

À cavalo, itaporanguenses vão em encontro a Bom Jesus da Cana Verde

O Prefeito Cacheta acompanhou a saída dos tropeiros de Itaporanga e desejou a todos uma boa viagem.

Romaria já é tradição
Romaria à cavalo já é tradição

O município de Siqueira Campos/PR é, no mês de agosto, o destino de vários romeiros de toda a região do sudoeste paulista, norte pioneiro e também de lugares longincuos, que buscam homenagear São Bom Jesus da Cana Verde. Muitos desses romeiros fazem caravanas para participar das festividades em homenagem ao Santo e muitos escolhem diferentes maneiras de locomoção para chegar a cidade paranaense. Alguns a pé, outros de bicicletas, outros de ônibus, carros, motos e muitos, o que já é uma tradição, à cavalo.

E foi isso que aconteceu nessa semana e Itaporanga quando um grupo de cavaleiros e depis de muita oração, tomaram o rumo de Siqueira Campos, numa viagem cansativa tanto pra cavaleiros como para animal, mas compensadora pelo significado que tal ato representa.

O Prefeito Cacheta acompanhou a saída dos tropeiros de Itaporanga para festa do Bom Jesus da Cana Verde em Siqueira Campos, participou das orações, e se despediu desejando a todos uma boa viagem!

Todos os anos a tradicional festa reúne um número considerável de visitantes, mais de 150 mil pessoas passam pelo local. Em 2013 houve a proibição de vendas de bebidas alcoólicas nas dependências da festa, e segundo dados não afetou o andamento do grande evento, este ano a proibição continua valendo.

Histórico

Desde 1934 o município realiza anualmente a homenagem escolhendo a data de seis de agosto como o dia oficial do Santo. No começo, tinha participação apenas da população local e a organização dos festejos era feita por pequeno grupo de voluntários católicos nas dependências da própria Igreja Matriz.

 Com a propagação dos milagres e graças alcançadas pelos fervorosos fiéis do Bom Jesus, os turistas em forma de pequenas romarias começaram a marcar presença anualmente no período da festa, fator que levou a Igreja a construir um santuário próprio para veneração do santo, na parte alta da cidade ocupando uma área de 28 mil metros quadrados e que foi inaugurado em 1975.

A história verdadeira da origem da imagem do Santo esculpida em madeira de cedro, ninguém sabe ao certo. Muitas versões existem referentes ao seu aparecimento, algumas fundamentadas em investigações históricas atribuem aos trabalhos do próprio Aleijadinho (Antonio Francisco Lisboa) ou então de algum discípulo seu. Por um Decreto do Bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Tadei, assinado em primeiro de março de 1934, Siqueira Campos recebeu a imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

[ngg_images source="galleries" container_ids="114" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]