Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Aldeia Tekoá Porã é destaque em Congresso de Saúde da Unesp

Destaque foi para o Aluno do 4º ano do curso de Odontologia  GABRIEL MOREIRA BORGES CARDOZO que apresentou a Aldeia Tekoá Porã de Itaporanga.

1º Congresso de Saúde Coletiva da Unesp
1º Congresso de Saúde Coletiva da Unesp
Aconteceu dia 14 de Abril, na cidade de Botucatu, o 1º Congresso de Saúde Coletiva da Unesp, onde o destaque foi para o Aluno do 4º ano do curso de Odontologia  GABRIEL MOREIRA BORGES CARDOZO representando a Faculdade Sudoeste Paulista – FSP da cidade de Avaré, que apresentou a Aldeia Tekoá Porã de Itaporanga,  e todo trabalho desenvolvido junto a comunidade indígena, bem como toda troca cultural vivenciada e sua importância para a comunidade e para a Odontologia.

Entre os anos de 2017 e 2018, foi desenvolvido junto ao curso de Odontologia da Faculdade Sudoeste Paulista e a Aldeia Tekoá Porã o projeto intituladoSORRIDENTE: a Odontologia na Comunidade.  Projeto esse de extensão do curso de Odontologia que objetiva: possibilitar que o futuro odontólogo adquira competência cultural, transcendendo os limites de um modelo assistencialista com foco no individuo, privilegiando a prevenção com o olhar voltado à coletividade, respeitando e valorizando os aspectos sociais e culturais da população, incluindo-se nesta, a população indígena.

Deste projeto, obteve-se a oportunidade de troca cultural, de tratamento odontológico e ainda, da divulgação da causa indígena, através de relatos de experiência em congressos, dentreos quais, a apresentação de trabalho no 1º Congresso de Saúde Coletiva da Unesp (Faculdade de Medicina de Botucatu. Onde ao final da apresentação, e após esclarecimentos de duvidas e perguntas da plateia, o aluno e o  trabalho apresentado foram elogiados pela mediadora, ganhando destaque no Congresso.

Para o aluno Gabriel Moreira Borges Cardozo, que apresentou o trabalho destaque que “O trabalho na Aldeia é importante pois além de ter sido uma experiência enriquecedora, possibilitou a vivência da Odontologia extra-muros, levando ao entendimento de uma realidade diferente da que os alunos vivenciam. Ainda para este aluno, o projeto é importante porque faz com que se possa associar o que é possível fazer na própria aldeia com o atendimento realizado na Clínica da Faculdade, sem contar o fato de ser emocionante conhecer outra cultura. Ressaltou ainda que a troca de valores e informações é muito grande e que nunca imaginou que a Odontologia fosse proporcionar a ele uma vivência tão importante!