Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

As maravilhas que marcam Itaporanga (Parte 1): Histórico da Abadia, símbolo de fé e magnitude

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges, sendo até mesmo a fabricação de tijolos na olaria do Bairro Mosteirinho; a ala frontal do Mosteiro foi inaugurada em 20 de agosto de 1943.
Considerada a 3ª maior da América Latina é a representatividade itaporanguense no quesito turismo religioso

Os Cistercienses foram fundados na França, em 1098, pelos Santos Roberto, Alberico e Estevão: uma ramificação monástica do tronco beneditino. Vivem conforme a Regra de São Bento, escrita e difundida a partir da primeira metade do século VI. Com São Bernardo, amante e pregador do Cristo feito homem, a Ordem propagou-se por toda a Europa.

O Mosteiro de Itaporanga foi fundado em 05 de agosto de 1936 por D. Atanásio Merkle, O. Cist., vindo com alguns membros do Mosteiro de Himmerod, na Alemanha.

A construção foi executada em grande parte pelos próprios monges, sendo até mesmo a fabricação de tijolos na olaria do Bairro Mosteirinho; a ala frontal do Mosteiro foi inaugurada em 20 de agosto de 1943.

Referente à construção da Igreja Abacial e Paroquial de São João Batista, a pedra fundamental foi lançada em 29 de novembro de 1959, com a presença de S. Excia. o Sr. Bispo diocesano D. José Carlos de Aguirre.

Atualmente, a comunidade está sob a direção de seu terceiro abade, Abade Dom Celso Lourenço de Oliveira, O. Cist., e conta com 26 membros, que se ocupam do ritmo litúrgico da vida monástica, das atividades internas de manutenção da casa e também atendendo a trabalhos pastorais, como direção espiritual, confissão, retiros, etc. e assumem quatro paróquias da Diocese, vinculadas ao Mosteiro.

Acolhimento de hóspedes

A hospedaria do Mosteiro está a disposição dos que desejam desfrutar de seu clima de recolhimento. O período de hospedagem deve ser previamente combinado: Av. Santa Cruz, 249 – Caixa Postal 21, Cep. 18.480-000, Itaporanga – SP, Tel/ Fax - (15) 3565-1245, e-mail: abadiascruz@ig.com.br, site – www.abadiaitaporanga.org.br

Idealização: Patrick Cassiano