Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Cacheta recebe chaves de maquinas da Patrulha Agrícola para Itaporanga

Equipamentos adquiridos: 1 Trator, 1 Calcareadeira, 1 Pulverizador e 1 Semeadeira.
Zeca Baleia, vereadora Eliana Nogueira, prefeito Cacheta e secretário Francisco Jardim

O prefeito Vilson Rodrigues “Cacheta”, acompanhado da vereadora Eliana Nogueira e do cerealista Israel José Gonzaga “Zeca Baleia”, esteve em Campinas, na manhã do dia 20 de junho, para receber as chaves do maquinário que o município de Itaporanga ganhou por meio do Programa Patrulha Agrícola, do governo do estado, que irá beneficiar o pequeno agricultor local.

O Programa Patrulha Agrícola tem por objetivo fornecer máquinas e implementos agrícolas para os pequenos produtores. O uso destes equipamentos pelos agricultores permite a realização de uma série de serviços como subsolagem, gradagem, aração, plantio e ensilagem. Aumenta-se assim, a produtividade com uma produção maior e mais rápida de alimentos por unidade de área cultivada. Com isto, os agricultores conseguem maiores rendas, o que permite reinvestir na produção e melhorar a qualidade de vida no campo. Os equipamentos do Patrulha Agrícola têm por finalidade atender às necessidades dos agricultores conforme solicitação de serviços junto a Secretaria Municipal. Equipamentos adquiridos: 1 Trator, 1 Calcareadeira, 1 Pulverizador e 1 Semeadeira.

“O pequeno agricultor de Itaporanga estava precisando dessas máquinas, e graças ao empenho incansável do nosso amigo Zeca Baleia, que sempre lutou pela valorização da produção do campo em nossa cidade, e do Diretor Técnico do Escritório de Desenvolvimento Rural de Avaré Eliseu Aires de Melo, em parceria com a nossa administração, que sempre esteve de portas abertas para receber a ele e a todos, nosso município conseguiu trazer esse programa do governo do estado. Agora todos os nossos pequenos e médios produtores rurais poderão se beneficiar desse maquinário e ampliar sua produção, movimentando nossa economia local”, comenta o prefeito Cacheta.

A aquisição de mais máquinas agrícolas para o município foi uma conquista proveniente de uma reunião, em 02 de fevereiro deste ano, nas dependências da Câmara Municipal de Itaporanga, com o assessor do deputado federal Arnaldo Jardim – à época Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento –, Olírio Lobo. O evento foi promovido por iniciativa do agropecuarista Israel José Gonzaga “Zeca Baleia”, e contou com a presença, além do prefeito Cacheta, do presidente da Câmara Marcelo Camargo, do vice-prefeito Douglas Benini, dos vereadores João Piá, Gerson Viana, João de Melo, Fabio Benini, Carlos da Silva, e do Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente Kenji Nari.

Durante esta reunião, Zeca Baleia fez um resumo da atual situação da agricultura regional, expôs os problemas que os municípios pequenos enfrentam com a falta de profissionais da área e de equipamentos nas prefeituras para ajudar o pequeno agricultor. Em cima dessas necessidades, o prefeito Cacheta e o secretário Kenji Nari protocolaram oficio levando ao conhecimento do Secretário Estadual as necessidades dos agricultores familiares, ressaltando assim a importância de Itaporanga adquirir mais equipamentos agrícolas para ajudar o pequeno produtor rural.

Em Campinas, o prefeito recebeu as chaves das mãos do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, assim como assinou toda documentação para a liberação das máquinas. O governo estadual concedeu as máquinas novas com contra partida da prefeitura municipal de 25% do valor. A prefeitura também arcará com todas as despesas do transporte das máquinas para o município. Dentro de alguns dias o maquinário novo estará disponível na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Itaporanga e será agrupado aos equipamentos que a prefeitura já possui. Com o aumento da frota, a prefeitura possibilitará que mais pessoas se utilizem desses serviços.

Para que o agricultor tenha acesso ao programa Patrulha Agrícola, basta comparecer à Secretaria de Agropecuária do município, fazer a requisição e efetuar o pagamento de uma taxa (cobrada por hora/máquina), e ele receberá em suas terras o equipamento, com operador próprio da prefeitura, para realizar o serviço. Mais informações na Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente pelo telefone: (15) 3565-1057.