Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Campanha de Vacinação contra Raiva em Itaporanga começa na segunda

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar seu animal doméstico de forma adequada.

Banner de abertura da campanha
Banner de abertura da campanha

A Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos no município de Itaporanga tem início nesta segunda-feira 6 de Novembro e término no dia 10 de Novembro.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e incidentes.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. “A adesão da população à campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle.”

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina - inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio -; as exceções sãos os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença. Outras práticas também são importantes, tais como:

  • Manter o animal domiciliado e levá-lo para passear somente com coleira e guia, evitando contato com outros animais desconhecidos;
  • Não mexer em cães e gatos desconhecidos para evitar um possível ataque;
  • Ao ser mordido ou arranhado por um cão ou gato, lave bem o local com água e sabão e procure orientação médica na unidade de saúde mais próxima;
  • Em especial para os felinos, deve-se cuidar para que não saiam à noite para locais abertos; o que evita o contato com morcegos.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.

Abaixo segue o Cronograma: