Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Centro Cirúrgico da AIPA é inaugurado em Itaporanga

A AIPA foi fundada em 9 de dezembro de 2010.
Familiares da homenageada Dona Ofélia e o fundador da entidade, Edilson Gomes

No dia 14 de setembro, foi inaugurado o Centro Cirúrgico da Associação Itaporanguense Protetora dos Animais (AIPA), localizado junto a Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

A AIPA foi fundada em 9 de dezembro de 2010 pelo atual 1º Secretário Edilson Gomes, com o objetivo de prestar cuidados a animais abandonados ou sem lar, que vagam pelas ruas da cidade, e para prestar o serviço de castração.

Com a união e participação de diversas pessoas da cidade que sempre lutaram pela causa, a AIPA criou raízes e se edificou como uma entidade sem fins lucrativos.

Hoje, a AIPA conta com mais de 100 associados que contribuem mensalmente para a sobrevivência da entidade, além da parceria com a Administração Pública Municipal, o apoio de juízes, promotores e advogados, a contribuição de casas agropecuárias com a doação de rações e, de veterinários do município que prestam socorro e atendimento aos animais cuidados pela entidade.

O Centro Cirúrgico da AIPA “Maria Ofélia de Moraes Vilela” é uma conquista da diretoria da Associação que conseguiu todos os aparelhos e equipamentos das salas de cirurgia junto ao Ministério Público e apoio da Prefeitura Municipal de Itaporanga, na gestão do prefeito Vilson Cacheta que cedeu o local para a instalação. Além disso, a administração do prefeito Cacheta conseguiu uma parceria com a Faculdade de Veterinária da FSP de Avaré, que passa a realizar procedimentos cirúrgicos e orientações gratuitos á população no Centro Cirúrgico da AIPA.

O nome do Centro Cirúrgico, Maria Ofélia de Moraes Vilela, é uma homenagem a uma mulher extraordinária, cidadã itaporanguense que durante toda sua vida se dedicou a cuidar com muito amor e carinho de todos os animais que encontrava. Dona Ofélia, como era conhecida, será sempre lembrada, e com honra, como uma mulher que carinhosamente protegia os animais no município, sendo inspiração a todos que lutam por essa causa.

“É uma honra fazer parte dessa grande conquista para nossa cidade, hoje temos a certeza de que os animais de Itaporanga receberão todos os cuidados necessários gratuitamente. A parceria com a FSP de Avaré foi outra conquista muito comemorada, já que veterinários e alunos estarão se disponibilizando a vir até nosso município para realizar cirurgias, passar orientações e oferecer remédios a preço de custo. Quem ganha não são apenas os animais, mas todos nós que amamos e protegemos com muito carinho nossos animaizinhos de estimação e os que não têm um lar. E o nome do Centro Cirúrgico não poderia ser outro, pois Dona Ofélia era um exemplo de pessoa dedicada aos cuidados dos animais. Parabéns à diretoria e aos associados da AIPA pelo brilhante trabalho que sempre realizaram em nossa cidade e principalmente parabéns a todos os cidadãos de bem que lutam por essa causa”, comemora o prefeito Vilson Cacheta.

Estiveram presentes na inauguração os vereadores, secretários municipais, a presidente da AIPA Meire Camargo, o fundador da AIPA Edilson Gomes, o veterinário voluntário da AIPA Rogério Siqueira Holloway, associados, família homenageada Dona Ofélia, representantes do Ministério Público e da sociedade local, o professor e cirurgião veterinário José Fernando Campos e alunas da UniFSP de Avaré, além do prefeito Vilson Cacheta.

O Centro Cirúrgico da AIPA “Maria Ofélia de Moraes Vilela” está localizado à Rua Dr. Felipe Vita, 331, Centro - Itaporanga/SP.