Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Coral de Botucatu realiza workshop de preparação em Itaporanga

O Coral Santa Marcelina de Botucatu, esteve hospedado no Mosteiro no bairro Mosteirinho em preparação para turnê internacional em outubro.

Equipe do Coral em visita à Abadia de Itaporanga
Equipe do Coral em visita à Abadia de Itaporanga

O Coral Santa Marcelina de Botucatu, aproveitando o período de férias de seus alunos, esteve hospedado no Mosteiro no bairro Mosteirinho nos dias 3, 4 e 5 de Julho em Itaporanga, realizando workshop e ensaios de aperfeiçoamento, construção de repertório e preparação para turnê internacional que estará acontecendo no mês de Outubro.

Durante 3 dias de ensaios e dedicação extrema, os Integrantes do Coral, puderam conhecer um pouco da História de Itaporanga e da nossa Cultura, onde puderam visitar a Abadia de Santa Cruz e todo seu entorno.

Conheça a história deste lindo Coral: O Coral Infanto-Juvenil Santa Marcelina, fundado há 14 anos pelo professor José Alberto Corulli, regente do Coral, faz parte do projeto pedagógico das aulas de Educação Musical do Colégio Santa Marcelina e visa aperfeiçoar a formação cultural e musical dos cantores e despertar nos mesmos o gosto pela música sacra, folclórica e erudita.

Desde sua fundação o Coral tem mantido um número considerável de cantores, entre 8 e 24 anos, contando atualmente com 60 alunos. Por ser um coro de escola, a cada ano ocorrem perdas. Alunos que completam o ensino médio partem para as universidades e novas aquisições iniciam o longo aprendizado do canto em conjunto.

Ao longo destes 14 anos o Coral tem recebido regentes como Eduardo Lackschevitz (Rio de Janeiro), Leandro Escher (Novo Hamburgo, RS), Alberto Ibañez (País Basco, Espanha), Beat Raaflaub (Basiléia, Suíça), João Batista Bíglia (Riversul, SP), Reinaldo Puebla - Professor de Teatro e Expressão Corporal (Mendoza, Argentina), para workshops e ensaios de aperfeiçoamento e construção de repertório.
O intercâmbio entre Corais e mesmo Banda tem sido uma prática comum no ambiente do Coral, criando uma grande oportunidade de crescimento cultural e de se fazer novas amizades.

Já recebemos em nosso meio, Corais como: Arautos do Grande Rei, Xaxim - SC, Seattle Children's Choir, Seattle - EUA, Coral Mater Verbi, Juiz de Fora - MG, Yip Children's Choir, Hong Kong, China, Coral do Colégio Santa Marcelina, São Paulo, Coral Municipal de Erechim, RS, Coral Waldorf de Poá, SP, Coral da Universidade Católica de Brasília, DF, Coral Santa Cecília de Riversul, SP, Banda Juvenil Municipal de Treze Tilias, SC, Grupo de Danças Italianas de Arroio Trinta, SC.

A partir de 2005, o Coral Santa Marcelina tem realizado viagens anuais por vários estados do Brasil e exterior, tendo cantado em Erechim, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo e Bom Princípio, Rio Grande do Sul, em Xaxim, Treze Tílias, Arroio Trinta e Nova Erechim, Santa Catarina, em Curitiba e Piraí do Sul, Paraná, em São Paulo, Cerquilho, Laranjal Paulista, Bofete, Pardinho, Lençóis Paulista, Aparecida do Norte, São Manoel, Conchas, Santa Maria da Serra, Botucatu, SP, em Itabirito, Belo Horizonte, Mariana, Ouro Preto, Muriaé, MG, em Niterói e Rio de Janeiro, RJ, em Brasília e Taguatinga, DF, em Seattle e Shoreline, EUA, em Roma e Milão, Itália e no Santuário Nacional de Fátima, Portugal.

Por Patrick Cassiano <patrick_itap@hotmail.com>

[ngg_images source="galleries" container_ids="84" display_type="photocrati-nextgen_basic_thumbnails" override_thumbnail_settings="0" thumbnail_width="240" thumbnail_height="160" thumbnail_crop="1" images_per_page="0" number_of_columns="0" ajax_pagination="1" show_all_in_lightbox="0" use_imagebrowser_effect="0" show_slideshow_link="1" slideshow_link_text="Mostrar apresentação de slides" order_by="sortorder" order_direction="ASC" returns="included" maximum_entity_count="500"]