Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Coronavírus é discutido em Itaporanga

Objetivo era fornecer informações sobre o vírus que vem causando medo em muitas pessoas.
Assunto foi discutido com a sociedade local

A vigilância Epidemiológica de Itaporanga em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 03/03/2020 e 11/03/2020 uma reunião no Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças e no Centro de Saúde Dr Nelson Lamos de Oliveira, respectivamente, com o objetivo de fornecer maiores informações sobre o vírus que vem causando medo em muitas pessoas: O coronavírus.

No encontro realizado no hospital foi efetuada uma abordagem geral relacionada ao coronavírus, demonstrado a epidemiologia mundial, também foi repassado conceitos para confirmação de casos suspeitos, medidas de prevenção e controle de infecção relacionada a assistência a saúde, orientações sobre o transporte de pacientes suspeitos e confirmados e técnica para coleta, acondicionamento e transporte das amostras biológicas preconizadas para o diagnóstico.

Já a reunião realizada no Centro de Saúde teve como público alvo os motoristas que trabalham no transporte da saúde, visando maiores esclarecimentos a esses profissionais sobre a doença, transporte de pacientes suspeitos e confirmados, enfatizando as suas principais formas de prevenção.

Apesar de o contágio ser menor do que em outras doenças, como Sarampo e Dengue, a melhor forma de combater a infecção é a prevenção. Por ser um vírus envelopado, portanto sensível a solventes, a forma mais eficaz de prevenção é higienização das mãos de forma frequente evitando levá-las aos olhos, boca e nariz.

A Vigilância Epidemiológica está atenta a todas as informações recentemente publicadas pelo Ministério da Saúde em relação à doença e está repassando a todas as Unidades de Saúde do município, visto que COVID-19 é uma doença nova e as formas de manejo e prevenção ainda estão em fase de adaptação. Também reforça que não podemos ser negligentes, ou seja, não podemos fingir que nada está acontecendo, porém, não devemos entrar em pânico, pois o pânico não ajuda nas medidas de controle, o que temos que ter é vigilância em saúde, é saber como está a doença e que medidas podem ser feitas para reduzir a transmissão.