Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Docentes concluem Formação Continuada – Base Nacional Comum Curricular em Itaporanga

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender.
Professores e gestores da Rede Municipal de Educação passaram pela formação

A Prefeitura de Itaporanga, por meio da Secretaria de Educação do município promoveu um Curso de Formação Continuada – BNCC na Prática, para cerca de 70 educadores da rede municipal de ensino.

Os encontros iniciaram em abril deste ano e nesta sexta- feira, 13 de setembro, aconteceu seu encerramento.

O primeiro passo foi entender o que é a BNCC, porque ela foi desenvolvida, com o intuito de transformar a educação em todo o Brasil. A BNCC é um documento normativo e obrigatório que tem como objetivo nortear o que é ensinado nas escolas do País, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender. Assim, a BNCC não irá desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais das escolas, mas será um guia fundamental para que os estudantes, nos quatro cantos do País, tenham acesso a uma educação integral.

Os professores e gestores da Rede Municipal de Educação passaram por uma formação sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Melhoria do Desempenho Escolar, ministrado pela Coordenadora Geral Eliane Nascimento, que afirma que esta formação vem para capacitar os educadores e melhorar a educação municipal. "O tema dessa formação fala de transformação. A Escola Transformadora, a fim de remodelar a prática pedagógica melhorando o aprendizado do aluno, com autonomia exercendo o seu papel de cidadão", destacou.

“Fazer a BNCC sair do papel é formar uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. É formar para uma nova vida. Uma questão vital é a qualificação dos professores no processo pedagógico, adequando suas capacidades para lidar com essa nova estrutura curricular e sua implementação". Esclareceu o Secretário da Educação Roberto da Silva.

Segundo o Prefeito Douglas Benini, seu governo teve como um forte compromisso garantir a formação continuada para todos os professores. Este processo está assegurando uma ação docente efetiva e atualizada sobre as novas tendências educacionais, como há anos não se via na rede”.

Texto e Foto: Faceboock Prefeitura Municipal