Itaporanga adere ao programa Feira do Produtor Rural

Assessoria de Comunicação
Assessoria de Comunicação Itaporanga
Banner divulgação

Desde março deste ano a Prefeitura Municipal de Itaporanga e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-SP estarão realizando um curso junto a produtores rurais de Itaporanga pelo Programa Feira do Produtor Rural.

Através de parcerias, o PROGRAMA FEIRA DO PRODUTOR RURAL, ministrado pelo SENAR (serviço de aprendizagem rural) em parceria com o Sindicato Rural de Taguai e Prefeitura Municipal de Itaporanga deram início a implantação do programa e sensibilização dos produtores.

A finalidade do programa é criar uma opção de renda alternativa para o produtor rural, capacitando-o para a comercialização direta do que é produzido em sua própria terra. De acordo com o SENAR, o contato direto do produtor rural com o consumidor final é importante para a valorização do seu trabalho e de seus produtos, o que permite a troca de experiências com seus clientes e ajuda a construir uma relação de confiança e respeito.

Após encontros com representantes da Prefeitura, o SENAR liberou o curso para Itaporanga, sendo assim aconteceu dia 29 de março, na sala de reuniões do Paço Municipal uma sensibilização junto às lideranças e produtores rurais de Itaporanga e região afim de mobilizá-los e estimulá-los a aderir ao programa.

A carga horária total do curso é de 288 horas, distribuídas em introdução e oito módulos: Integração e Sensibilização; Módulo I – Normas e Procedimentos da Feira do Produtor; Módulo II – Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Módulo III – Produtos rurais para comercialização; Módulo IV – Construções do estande em bambu; Módulo V – Comercialização; Módulo VI – Gestão do negócio; Módulo VII – Feira do Produtor Rural; e Módulo VIII – Consolidação do Programa.

A Feira do Produtor Rural tem como missão estabelecer um ambiente favorável para a oferta de produtos sustentáveis diretamente do produtor rural para o consumidor, promovendo o desenvolvimento econômico e social.

Podem participar produtores rurais estabelecidos no município ou nas demais cidades da extensão de base do Sindicato Rural. Os recursos, profissionais e materiais para a realização do programa são do SENAR, sendo a Prefeitura responsável por ceder um espaço para as aulas e outro para a feira, além do apoio necessário para as atividades.

As inscrições estão acontecendo na Secretaria de Turismo e Cultura (Rua Bom Jesus, 738) As VAGAS são LIMITADAS, e podem se inscrever produtores rurais e familiares a fim de trabalharem com produtos já existentes e produzidos em suas propriedades.

MAIORES INFORMAÇÕES:

SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA (15) 3565 1397 / RAMAL 200