Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Itaporanga presente na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde

O evento reuniu 1.806 participantes de todo o Brasil, entre  convidados, organizadores e delegados. 

Silvia Maria Costa foi a representante itaporanguense no evento
Silvia Maria Costa foi a representante itaporanguense no evento

Silvia Maria Costa, esteve representando a Secretaria Municipal de Saúde de Itaporanga, em Brasília, no período de 28 de fevereiro a 2 de março, participando da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde.

Silvia teve participação efetiva no seguimento usuário, eleita durante a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde, realizada em Itaporanga (etapa municipal).

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde teve como tema central  “Vigilância, Saúde e Democracia”. O evento reuniu 1.806 participantes de todo o Brasil, entre  convidados, organizadores e delegados. 

Os debates tiveram como objetivo  consolidar uma proposta para a criação de uma política nacional de Vigilância em Saúde e para o fortalecimento das ações de proteção às ações de Saúde Pública no País.

A Vigilância em Saúde está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos de prevenção de doenças.

Esse amplo tema, discutido nesse evento em Brasília, foi dividido em questões relacionadas à vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância sanitária e vigilância em saúde do trabalhador.

“A conferência nos traz a clareza que precisamos para entender a sua fragilidade, ao mesmo tempo, a oportunidade de vivenciar e participar desses espaços privilegiados de mobilização democrática e de força dos movimentos sociais recorrentes da Reforma Sanitária Brasileira.  Foi também um momento de discussão e de reflexão para ser levada por seus delegados sobre o papel da Vigilância em Saúde, da defesa do SUS, da melhoria e da qualidade   dos serviços para a população brasileira”, informou Silvia.