Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Itaporanga realiza expedição de mapeamento do ‘Caminho da Fé’

Mapeamento está sendo realizado por uma equipe representante do município.
Banner divulgação

Aconteceu no dia 07 de fevereiro de 2020, na Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, uma IMPORTANTE reunião de preparação e inserção do município de Itaporanga/SP, no tradicional e nacionalmente reconhecido CAMINHO DA FÉ.

Após essa importante reunião, foi decidido o próximo passo a ser dado, onde foi estipulado o MAPEAMENTO do CAMINHO, a ser realizado por uma equipe representante do Município de Itaporanga.

Nos dias 13 e 14 de Março, iniciou-se a primeira etapa do Mapeamento nos municípios de ITATINGA, AVARÉ e ARANDÚ, com presença do Secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoy, o Supervisor de Turismo Gustavo Fagundes Onilde juntamente acompanhados dos representantes de cada município visitado e mapeado.

A equipe esteve visitando as Prefeituras, conversando os Prefeitos e departamentos responsáveis pelo turismo e estradas, e assim mapeando os principais acessos por estradas rurais que ligam uma cidade a outra, onde futuramente será a passagem dos peregrinos levando-os até a cidade de Itaporanga, na ABADIA DE NOSSA SENHORA DA SANTA CRUZ , onde será o ponto final da peregrinação.

Restam ainda 5 municípios a serem visitados e mapeados para a finalização do Mapeamento. É um trabalho extremamente rigoroso onde temos a responsabilidade de oferecer ao peregrino segurança, pontos de apoio, condições perfeitas de estradas e sinalização correta ao longo do trajeto.

O Mapeamento é acompanhado pela equipe da Prefeitura Municipal (Secretaria de Turismo e Cultura, Obras e Engenharia), juntamente com o Prefeito Municipal Douglas Roberto Benini, Associação de desenvolvimento humano São João Batista , Comunidade monástica da Abadia de Nossa Senhora de Santa Cruz, e equipe da Associação Amigos do Caminho da Fé representados gestora executiva Camila Bassi Teixeira e o Assessor de Manutenção e Sinalização de Rota Bruno Turbianni.

Com muito entusiasmo e Fé na concretização desse grande sonho, temos a expectativa de logo estarmos com o caminho 100% mapeado e pronto para seguirmos os próximos passos e trâmites necessários para a concretização.

CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação brasileiro inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente, pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005. Atualmente há diversos caminhos até Aparecida, com saídas partindo de Águas das Pratas e inserção por vários ramais.

O Caminho da Fé é uma rota sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas compondo o percurso, incluindo municípios do estado de São Paulo e também do Estado de Minas Gerais.

A peregrinação é, antes de tudo, uma viagem a um lugar sagrado, quer para um local próximo ou para um local distante. Mas é mais que isso, porque como peregrinos, os viajantes se deparam com rituais, objetos e arquitetura sagrada. Viajando sozinhos ou em grupo, a experiência da viagem pode ser tão importante quanto alcançar um objetivo específico.

A solicitação de inserção do Município de Itaporanga, ocorreu em 2017 e desde então todos os procedimentos, conversas e etapas vem sendo executadas para realização desse feito histórico, que privilegiará não só o turismo religioso, mas a preservação da Abadia, e também toda sua abrangência, estimulando o comercio local em todas as suas vertentes, desenvolvimento e economia do município.