Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

“Jardim de Mel” em Itaporanga recebe a “transferência de iscas”

Projeto foi implantado em setembro de 2020 no município.
O 'Jardim de Mel" está localizado na Praça João Abdalah, centro de Itaporanga

No sentido de contribuir com a preservação e perpetuação desses importantes polinizadores nativos, a prefeitura de Itaporanga implantou em setembro de 2020 o Projeto “Jardim de Mel”, que tem como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão - ou ferrão atrofiado - (abelha-jataí – Tetragonisca Angustula), responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. O projeto é bastante conhecido entre os municípios que desenvolvem ações ambientais e compactuam com a agenda 2030 da ONU, em aplicação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

Em Itaporanga a implantação do projeto foi fortemente incentivado pelo professor Edson Tadeu de Almeida e contou com o apoio da administração municipal em parceria com as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente. O “Jardim de Mel” está localizado na praça João Abdalah, centro da cidade.

Nesta semana o professor Tadeu realizou a transferência de Ninho-isca para as “Caixa Inpa” no espaço. As iscas foram distribuídas pela Praça João Abdallah no início da implantação do projeto e agora foram transferidas para as caixas implantadas no projeto.

Após constatada a captura de abelhas em isca pet deve-se esperar no mínimo 30 dias para fazer a transferência para uma caixa padrão. Assim passado o tempo em que o enxame é dependente do enxame mãe, e deve-se levar a isca pet à noite para o local definitivo.

O projeto recebe constantemente a manutenção, cuidados e orientações do Professor Tadeu e vem ganhando visibilidade, notoriedade e importância em parâmetros ambientais, sociais e culturais na região ganhando destaque e recebendo visita de outros municípios a fim de conhecer mais a fundo o projeto que encantou a todos os itaporanguenses.

Fotos: Professor Tadeu