Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Líder Tupi-Guarani, Cacique Darã morre aos 57 anos em Itaporanga

Corpo foi encontrado em seu carro na aldeia Tekoa Porâ.
Cacique Darã morreu aos 57 anos em Itaporanga (SP) — Foto: Funai

O líder tupi-guarani Antonísio Lulu, o Cacique Darã, morreu aos 57 anos na manhã de quarta-feira (18), em sua própria aldeia Tekoa Porâ, em Itaporanga. O corpo dele foi encontrado em seu carro na aldeia e não apresentava marcas de violência.

Conforme testemunhas, Darã e a esposa foram visitar amigos de carro e, após voltar para a aldeia, o cacique decidiu ficar um pouco mais no veículo para descansar. A esposa o encontrou morto no carro.

A causa da morte não foi divulgada.

A Funai lamentou a morte e disse que "Darã foi um ativista incansável, dedicando sua vida à luta pelos direitos dos povos indígenas".

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) manifestou pesar pela morte precoce e solidarizou com "os amigos, familiares, companheiros e companheiras de luta de Darã".

Com a morte de Darã, o até então vice, Anguerri Awa Itadju, assume a posição de Cacique na aldeia Tekoa Porã.

De Avaí para Itaporanga

O cacique Darã era de origem tupi-guarani e nasceu na aldeia Nimuendaju, na Terra Indígena (TI) Araribá, em Avaí (SP).

Ele era conhecido como uma das lideranças tupi-guarani do estado de São Paulo. Desde muito jovem, o líder participou de lutas e mobilizações em defesa dos direitos dos povos originários do Brasil.

Darã também atuou na luta por direitos territoriais e na área de saúde, tendo participado das mobilizações e debates que resultaram na criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Também foi um dos fundadores da Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste (Arpin-Sudeste), organização de base da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

O cacique contribuiu com a reconquista de territórios Guarani na região sudoeste do estado de São Paulo, de onde os Guarani foram expulsos no início do século XX.

Nos anos de 2005 e 2006, participou ativamente da luta pela retomada das TIs Tekoha Pyahu e Barão de Antonina, no município de mesmo nome, e da TI Tekoá Porã, no município de Itaporanga (SP), da qual tornou-se liderança.

Em 2021, Darã teve papel fundamental na jornada de lutas que resultou no Levante pela Terra, grande mobilização que reuniu indígenas de todo o país na capital federal.

'Solo Sagrado'

Em 2006, Darã seguiu uma jornada em busca de seu território ancestral, foi assim que surgiu o processo de retomada na região de Itaporanga, no interior de São Paulo. O cacique fundou a Aldeia Tekoa Porã (Solo Sagrado em Tupi) na região.

A aldeia é formada por indígenas de origem tupi-guarani e conta com 13 famílias, somando 43 índios que eram comandados pelo Cacique Darã.

Atualmente, o local é aberto a visitação de turistas a fim de conhecer um pouco mais da cultura e vivência dos índios.

Por g1 Itapetininga e Região