Prefeito Cacheta e Secretários promovem reunião com moradores do Cruzeirinho para fortalecer o Associativismo

Por
Atualizado em
Reunião aconteceu no barracão de festas da comunidade

Na noite do dia 25 de julho, no barracão de festas da comunidade, aconteceu uma reunião com os moradores do bairro Cruzeirinho de Itaporanga, organizada pela Secretaria da Cultura e Turismo, pela Prefeitura Municipal e pela AMAC – Associação Mão Amiga Comunitária do Bairro Cruzeirinho com o objetivo de fortalecer o associativismo local e promover o desenvolvimento econômico e turístico do bairro que já é conhecido pela sua gastronomia e produtos artesanais como queijos, iogurtes, linguiças, doces caseiros, artesanatos, dentre outros.

Durante o encontro, os secretários municipais da Cultura e Turismo Cassiano Godoi, da Educação Marta Rosica, da Agropecuária e Meio Ambiente Kenji Narita, de Obras e Serviços Gerais José Viana e o Prefeito Municipal Vilson Rodrigues “Cacheta”, juntamente com a engenheira agrônoma de Tatuí, Maria Lúcia Alves, puderam trocar ideias e projetos com os moradores para viabilizar um Bairro Modelo na cidade para ser exemplo aos demais.

Esse Projeto Bairro Modelo consiste em:

– Padronização dos produtos artesanais já feitos pelos moradores com a finalidade de criar uma marca, possibilitando a venda desses produtos e criando uma estratégia de marketing e aumento de renda.

– Obtenção do SIM (Selo de Inspeção Municipal), uma qualificação que permitirá a venda dos produtos artesanais em mercados, lojas, internet e outras possibilidades.

– Criação do Rótulo Comunitário, que identificará e constará todas as informações necessárias de cada produto.

– Seleção e valorização dos produtos locais através de um DNA Gastronômico.

– Pontos de venda com prateleiras destacadas e decoradas com identificação dos produtos do bairro em supermercados e locais específicos na cidade e na comunidade.

– Aumento do fluxo de visitantes no bairro, possibilitando a inserção do local no roteiro turístico rural do município, gerando um aumento da renda dos moradores.

– Criação da Horta Comunitária Orgânica, produtos livres de agrotóxicos, com apoio da Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente na preparação, desenvolvimento e manejo da horta com apoio técnico necessário. Os produtos cultivados na horta poderão ser vendidos na feira livre da cidade, assim como uma porcentagem ser doada a escola municipal do bairro, como também fornecer para a alimentação escolar do município.

Após a explanação sobre o projeto e a participação de todos na discussão, os moradores se comprometeram a expandir a ideia para os demais e se unirem em uma associação de bairro para fortalecer a produção local. A prefeitura municipal se comprometeu a dar total apoio a comunidade e se colocou a disposição para tirar dúvidas e a orientar sobre os tramites.

“Assim que o Bairro Modelo se concretizar, pretendemos levar o projeto aos demais bairros e fortalecer ainda mais as comunidades e incluí-las no circuito turístico de Itaporanga”, conclui o prefeito “Cacheta”.

Espalhe essa notícia