Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Rota 32 – A Rota da Revolução vai interligar Itapeva à Itaporanga

Itaberá, Itararé e Riversul completam os municípios envolvidos
O cilista Reinaldo Fortes de Itararé, a vereadora Simone Valério da Cruz, de Riversul e o Secretário de Turismo Cassiano Godoy, de Itaporanga

A cada dia novos adeptos e ciclistas tem chegando e visitado nossa Região através das Ciclo Rotas e Paisagens naturais de tirar o folego existentes nesses Caminhos.

De olho nesse novo nicho de mercado, na oportunidade de negócios e desenvolvimento das comunidades por onde passa e age o Turismo, nasceu a necessidade da Criação de uma nova Rota que interligará Itapeva à Itaporanga, privilegiando os Municípios de Itapeva, Itaberá, Itararé, Riversul e Itaporanga e suas comunidades rurais.

A ideia nasceu da União do município de Itararé (representando pelo Ciclista e desbravador de rotas Reinaldo Fortes), Riversul (liderado pela vereadora Simone Valério da Cruz), e Itaporanga (representado pelo secretário de Turismo e Cultura Cassiano Godoy).

A partir de diversos encontros e reuniões a equipe desenvolveu e mapeou a Rota batizada como ROTA 32 – a Rota da Revolução, pelo motivo de a mesma estar localizada no perímetro onde aconteceram as batalhas e trincheiras da Revolução Constitucionalista de 1932.

A Rota contempla paisagens de encher os olhos e desafios que levam o ciclista a se aventurar ao explorar o percurso, ladeado por inúmeras fazendas, propriedades rurais, paisagens, comunidades rurais e pontos de apoio.

O Projeto ainda se encontra em fase de desenvolvimento e trâmites com os municípios pertencentes à proposta e em breve deverá ser realizado um evento teste de reconhecimento.

Vale ressaltar que a proposta também será levada a AMVAPA (Consórcio Intermunicipal do Alto do Vale do Paranapanema), com o objetivo se ser inserida à Rota já existente e de sucesso regional Caminho das Águas, como um novo Ramal de Extensão do percurso e valorização da cultura e história da região.

O Objetivo dessa Rota é integrar os municípios, suas culturas e tradições, além de fortalecer e incentivar o comércio local e a geração de renda familiar propiciada pelas inúmeras oportunidades oferecidas pelo trade turístico.

Fonte: Departamento Municipal de Turismo e Cultura de Itaporanga