Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Secretaria de Turismo de Itaporanga apresenta Relatório sobre o fluxo de visitas à Gruta e Santuário Nossa Senhora das Graças

Livro de registro oficial contem aproximadamente 4200 assinaturas colhidas de fevereiro à dezembro de 2019.
Foto Divulgação

A Secretaria de Turismo e Cultura Municipal de Itaporanga apresentou relatório referente ao fluxo turístico na Gruta Nossa Senhora das Graças, no Bairro Mosteirinho quando foi apontado a partir do livro de registro oficial contendo aproximadamente 4200 assinaturas e as cidades visitantes ao Santuário.

O relatório apresenta as representatividade dos municípios visitantes a gruta, somando 128 cidades, 10 estados e 2 países no período de 10 meses registrados no período de fevereiro à dezembro de 2019, assinados de maneira voluntária.

A Gruta Nossa Senhora das Graças apresentou em pouco tempo um crescimento rápido no fluxo de visitação ao Santuário, onde houve a necessidades de várias adaptações, melhorias e novas estruturas para atender a população flutuante e fluxo diário.

A Gruta oferece atualmente uma estrutura de acolhimento, capela, gruta, velário, bosque, via Sacra, lanchonete, salão amplo para celebrações, banheiros, amplo estacionamento, sala dos milagres, e local para colher comitivas e romarias. Possui acomodação máxima para aproximadamente 3000 mil pessoas em seu salão principal, já apontando a necessidade de nova ampliação devido ao aumento no fluxo de pessoas nas principais celebrações e eventos reunindo público de aproximadamente 5.000 pessoas.

Os depoimentos de graças e devoção são muitos, o que prospecta um futuro promissor e de desenvolvimento e evolução ao espaço, tornando-o cada vez mais conhecido, visitado e procurado por devotos.

A Secretaria de Turismo e Cultura Municipal de Itaporanga acompanha o desenvolvimento do local juntamente com a comunidade local e auxilia nas questões turísticas e de acolhimento aos devotos ou peregrinos, manutenção e desenvolvimento do espaço, além da promoção e divulgação no formato do turismo religioso.

A Gruta Nossa Senhora das Graças recebe muitas romarias, cavalgadas, e eventos religiosos, e também fará parte do roteiro em desenvolvimento chamado CAMINHO DAS DORES - caminho de peregrinação entre 7 principais capelas rurais do município, através da Associação de Desenvolvimento Humano São João Batista o que fomentará ainda mais o fluxo e a necessidade de acolhimento e estruturas ainda não existentes.

Futuros projetos já fazem parte do processo de desenvolvimento e aguardam recursos para implantação, o que tornará o local ainda mais preparado para acolher a todos que ali visitam.