Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

Turismo em Itaporanga: Casarão do Professor João Castilho é reaberto a exposição

Professor foi um grande historiador itaporanguense.
Imagem divulgação

O MIT Itaporanga-SP deixou a disposição para visitação, no sábado, dia 09/07/22, o casarão centenário e histórico, que pertenceu ao saudoso Professor João Batista de Magalhães Castilho, com a exposição “MEMÓRIAS: Vida e Obra do Professor e Historiador João Batista de Magalhães Castilho”.

Com o objetivo de destacar a importância do local foi criado e inauguração o Museu e Instituto Histórico.

O Espaço conta com a Exposição da vida e Obra do Professor João Castilho (foto à esquerda) e também com loja de artesanatos locais (A ÓMÃE) e o Espaço Café (CASARÃO CAFÉ QUATRO CANTOS) com aconchegantes acomodações em um ambiente rico em cultura, arte e saudosismo.

Na Inauguração os visitantes foram recebidos com apresentações de poesias, músicas e até os Monges Cistercienses cantaram dos janelões onde era de costume o Sr. João Castilho permanecer.

Apresentaram-se: o casal de cantores Celso & Marta (Barão de Antonina - SP), a cantora Mariinha Falcin (Itapeva – SP), o professor Fábio Costa (Campinas – SP), as jovens poetisas Maria Luiza e Maria Vitória (Itaporanga – SP), os monges cantores Pe. Roberto, Ir. Alexandre Garcez e Ir. Vinicius Barbosa (Abadia de Nossa Senhora da Santa Cruz de Itaporanga – SP) e o maestro Reinaldo Gomes de Oliveira com a Banda Municipal.

Discursaram no evento, a coordenadora do Ponto de Cultura “Angelino de Oliveira” Adriana Padilha (Itaporanga – SP), os historiadores Prof. Dr. Luiz Eduardo Pedroso (Araçoiaba da Serra – SP) e o professor Claudinei Balduíno da Rocha (Tejupá – SP), o Secretário de Turismo e Cultura do MIT Itaporanga – SP - Cassiano Godoy, o Pároco Pe. João Crisóstomo Rivelino de Almeida e a representante da família Castilho, Sra. Maria Isabel Castilho Gonçalves Costa (Campinas – SP).

O historiador Antonio Levi Mendes destaca que a cidade nasceu e se desenvolveu em torno daquele Centro Histórico e comercial em volta do Casarão que foi construído por ordem do Império do Brasil, para sede da direção do aldeamento indígena. A exposição traz uma linha do tempo da vida do professor que guardou em sua residência documentos importantes, fotografias e materiais, os quais relatam a história do município de Itaporanga e do Sudoeste do Estado de São Paulo. Ele foi um defensor e guardião da história do interior Paulista.

A exposição foi organizada pelo Ponto de Cultura “Angelino de Oliveira”, com a colaboração e curadoria da artista plástica Adriana Padilha, acervo fotográfico e histórico pelo Professor e historiador Dr. Antônio Levi Mendes, pela professora e historiadora Aparecida Wanda da Silva e pelo estudante Diego Nogueira. A iluminação de todo acervo contou com a colaboração do artista Antônio Marcos de Queiroz. A comunidade Franciscana e amigos do saudoso Professor João Castilho também contribuíram para organização do local.

O Casarão Histórico recebe o grupo intitulado “Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Genealogia e Cultura do Sudoeste Paulista”, com integrantes de dentro e fora do Estado. O Casarão passa a receber um novo nome: "Museu e Instituto de História, Cultura e Genealogia da Paulistânia - Professor João Castilho".

O Espaço Cultural também receberá a rota de Peregrinação Caminho das Águas realizado com apoio da Secretária de Turismo e Cultura do município, valorizando as atividades no Casarão, em especial com a Loja de Artes “A OMãe” que reúne um grupo de Mulheres Empreendedoras sob a coordenação da artista Adriana Padilha, e também com o saboroso café Quatro Cantos, servido no Casarão Café.

O Museu abre de quinta a domingo com horários especiais! Anote esse roteiro na sua agenda e visite a linha do tempo da vida e obra do amado Professor João Castilho.

Fonte: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Itaporanga