Sicredi Novos Horizontes Itaí
Itaporanga

UNESP em Itaporanga: uma parceria importante

Pesquisa tem como objetivo o levantamento de informações e documentação histórica acerca da história dos municípios que compõem o Angra Doce.
Rafaela Sales Goulart (doutoranda em História) e o entrevistado João Batista de Magalhães Castilho

No dia 17 de setembro de 2018, Rafaela Sales Goulart (doutoranda em História) esteve na cidade de Itaporanga, para representar a professora Dra. Fabiana Lopes da Cunha e a UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", em uma pesquisa que tem como objetivo o levantamento de informações e documentação  histórica acerca da história dos municípios que compõem o "Angra Doce: potencial do desenvolvimento turístico e inserção regional no Pacto Global da ONU", projeto vinculado ao Programa Cidades.

Na ocasião, viabilizada mediante parceria da UNESP com a Secretaria Municipal de Cultura de Itaporanga, foi estabelecida uma primeira visita à Abadia Cisterciense e à histórica casa de João Batista de Magalhães Castilho. Além disso, o conhecido professor de História João Castilho foi entrevistado por Rafaela, contando-lhe parte de sua história de vida e história da cidade. As informações gravadas serão transcritas e analisadas pelas pesquisadoras Rafaela Sales Goulart e Fabiana Lopes da Cunha, tornando-se, portanto, um primeiro material histórico fruto dessa importante parceria.