Sicredi Novos Horizontes Itaí
Língua de Trapo

Quais “previsões” dos Jetsons já existem?

Por Luis Luciano
Imagem ilustrativa

Exibido em 1962 pela primeira vez, o seriado Os Jetsons aborda uma família futurista que vive no mundo de 2062, ou seja, um século após o seu lançamento.

Este desenho animado retrata muito sobre as expectativas da população sobre os avanços tecnológicos, entretanto, muitos desses avanços já existem — inclusive alguns já existem há mais de duas décadas. Conheça, agora, quais as tecnologias de Os Jetsons que existem na atualidade.

Tecnologias da série que já existem em 2023

Televisão com bordas finas e coloridas:

A televisão começou a ser transmitida em cores, no Brasil, a partir de 1972, mas a tecnologia foi introduzida gradualmente desde 1953.

Em 1962, nos Estados Unidos, Os Jetsons se consagrou como o primeiro programa televisivo a ser exibido com cores.

Além disso, os televisores tinham bordas grandes para acoplar todas as peças que este eletrodoméstico exigia.

Porém, como exibido no seriado, as televisões de hoje em dia são coloridas e possuem bordas finas e ultra-finas.  Portanto, a série acertou precisamente na previsão.

Video chamadas

Nos anos 60, ter um telefone fixo era praticamente exclusivo para residências de classe média e classe média alta.

Telefones celulares, então, só passaram a existir 8 anos após o lançamento da série. Porém, isso não impediu a criatividade dos diretores: os episódios contavam com frequentes chamadas de vídeos entre os personagens, o que não demoraria muitas décadas até se tornar uma realidade cada vez mais comum.

Robôs Aspiradores

Se os robôs aspiradores surgiram em 1990, eles começaram a se popularizar apenas em 2002, a partir da empresa iRobot.

Projetado para promover a limpeza de ambiente mais rápida e eficiente, e poupar esse trabalho para pessoas com problemas de mobilidade ou ambientes amplos, os modelos já estão cada vez mais acessíveis e tecnológicos.

Porém, ainda não evoluímos a ponto de ter uma Rose, a empregada-robô da família, responsável por manter toda a casa limpa (e não apenas o chão).

Relógios inteligentes

A realidade digital da época não permitia que fosse sequer possível um relógio digital, conectado à internet, capaz de fazer ligações por vídeo ou pesquisar sobre qualquer assunto.

Porém, a partir de 2012, esse tipo de tecnologia ganhou mais atenção pública e investimentos do setor privado.

Hoje, gigantes como Apple, Samsung, Xiaomi e Google já possuem seus próprios modelos, capazes de fazer tudo que os relógios dos Jetsons fazia — e muito mais!

E agora, o carro voador está pronto para decolar?

Está para começar uma nova era da aviação.

No dia 12 de junho de 2023, a Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) emitiu um Certificado Especial de Aeronavegabilidade para um modelo de veículo voador desenvolvido pela empresa Alef Aeronautics. O certificado permite que a aeronave voe em locais limitados para fins de exibição, pesquisa e desenvolvimento.

Mobilidade Aérea Avançada (AAM, na sigla em inglês) é uma expressão geral para designar aeronaves de carga ou passageiros com alto nível de automação. Frequentemente denominados táxis aéreos ou aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL), esses veículos teoricamente oferecem transporte porta a porta mais rápido e seguro.

No Brasil, a Embraer anunciou na quinta-feira (20/7), data em que são celebrados os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, que fabricará eVTOLs em uma fábrica em Taubaté (SP), a ser ampliada para atender a nova demanda. A previsão é que os primeiros modelos sejam entregues em 2026.

A vantagem desses veículos voadores é que velocidade deles não é reduzida pela infraestrutura física da região, nem pelos congestionamentos em terra. E, embora o carro voador ainda seja algo muito distante, o reconhecimento do veículo da Alef é um marco na história da mobilidade aérea.

Só pra constatar

Tem coisas que o desenho animado e mesmo filmes de ficção, podem ter realmente uma relação com uma viagem ao futuro!

Está sendo assim com os Jetsons e suas modernidades indicadas o ano de 2062, é comum vermos cenas reais de acontecimentos históricos, já produzidas em desenhos “Os Simpsons” e as grandes tecnologias também em cenas de 007 e outros tantos.

Se os criadores dessas obras usaram, ou não, uma máquina do tempo ou apenas imaginação para construir seus enredos, o que fica é que, tudo que se é pensado é provável de ser realizado e, nesses casos, concordemos que já são realidade em nosso dia-a-dia.