Sicredi Novos Horizontes Itaí
Piraju

Casos positivos de Dengue disparam em Avaré e Barão de Antonina

Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré divulgou, nesta quinta-feira, dia 27 de abril, os dados atualizados sobre os casos de dengue em Avaré.

Segundo os dados, o município está com 126 casos confirmados de dengue, um aumento de 36 casos em uma semana. Dos casos positivos, 9 deles são importados, ou seja, que foram contraídos em outros municípios.

Avaré registra, ainda, 272 notificações de dengue, sendo que, além dos 126 confirmados, 140 foram negativados e 6 casos estão em investigação.

Barão de Antonina emite alerta

Barão de Antonina emite alerta após registrar mortes em decorrência da dengue — Foto: Prefeitura Municipal de Barão de Antonina/Divulgação

Com casos de dengue equivalentes a 5% da população e duas mortes pela doença a Secretaria de Saúde de Barão de Antonina) emitiu um alerta pedindo para que a população fique atenta à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Ao longo deste ano, a cidade registrou 185 casos de dengue, sendo 139 somente no mês de abril. O número representa um aumento de 96% em relação ao ano de 2022 e é equivalente a 5,24% da população do município, estimada em 3,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).

Além dos infectados, durante o mês de março, Barão de Antonina registrou duas mortes em decorrência da doença. As vítimas são duas idosas, uma de 79 e outra de 76 anos.

Diante da gravidade, a prefeitura informou que intensificou as ações para inibir possíveis criadouros do Aedes aegypti, também transmissor do vírus da Zika e chikungunya. Além disso, o município contratou novos funcionários da saúde para reforçar o atendimento médico aos pacientes infectados.

"O município vem adotando ações de intensificação no controle e combate do mosquito, com ações intersetoriais, bem como, a contratação de empresa para realizar o controle de criadouros e nebulização. Realizou também aquisição de testes para garantir o diagnóstico rápido, está contratando profissionais de saúde para suprir o aumento da demanda de pacientes nos estabelecimentos de saúde do município", afirmou o secretário da saúde, Rodrigo Dabkowski.

PREVENÇÃO – Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1 – Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.

2 – Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 – Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 – Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 – Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.

6 – Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 – Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 – Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

9 – Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

10 – Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

11 – Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.