Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

ALESP aprova Projetos que integram Itaporanga e Barão no MIT

Os projetos aprovados são de autoria do deputado João Caramez e o decreto foi publicado no D.O. do Poder Legislativo.

Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

O Diário Oficial do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, publicou nas páginas 9 e 10 datada de 23 de dezembro 2017 a aprovação dos Projetos de Lei 1183 e 1184 que classificam, respectivamente, os municípios de Barão de Antonina e Itaporanga como municípios integrantes do MIT – Municípios de Interesse Turísticos. A proposta é de autoria do deputado João Caramez (PSDB).

Os MITs recebem recursos anuais em cerca de R$ 550 mil do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região e é também um importante passo no caminho para se elevar os municípios ao estado de Estância Turística.

A cidade de Itaporanga enquanto aguardava a comemorada confirmação de integração ao Programa MIT, já vinha disponibilizando aos interessados em conhecer o potencial turístico do município, roteiros de visita aos pontos considerados atrativos no município. Afinal, quem não gostaria de conhecer  toda beleza, cultura e história mantida através da grandiosidade e religiosidade da Igreja de Nossa Senhora de Santa Cruz (3ª maior igreja da América Latina) e toda cultura, artesanato e lazer da aldeia indígena Tekoá Porã, além de um delicioso tour de buggy pelos circuitos rurais, atrativos e roteiros que podem ser apreciados no município.

Agora, a administração municipal através da Secretaria do Turismo deve intensificar o objetivo  de num futuro não muito distante, fazer do turismo o carro chefe da economia local e para isso, preparar profissionalmente pessoas que possam ingressar na área através de cursos e fácil informação.