Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Avaré: Jô Silvestre segue Decreto Estadual, mas libera atendimento em lotéricas e bancos

Medida flexibiliza funcionamento de empresas e indústrias na cidade.
FOTO ARQUIVO A VOZ DO VALE - LEGENDA: Que NOSSO SENHOR JESUS CRISTO continue abençoando Avaré e região

Seguindo o decreto do governador João Dória, o prefeito de Avaré, Jô Silvestre, prorrogou a quarentena e, consequentemente, o fechamento do comércio até o dia 22 de abril.

Porém, Silvestre autorizou o atendimento bancário por instituições bancárias públicas (tais como Banco do Brasil e Fica autorizado o atendimento bancário por instituições bancárias públicas (tais como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), bem como de agências lotéricas.

Os bancos e as lotéricas terão que seguir algumas normas, como: o atendimento presencial deverá ser realizado somente para serviços sociais considerados essenciais e de forma excepcional, assim considerados: Desbloqueio de senha e cartão que não possam ser realizados nos terminais eletrônicos; Saques de benefícios sociais e trabalhistas sem cartão; Atendimento referente aos programas sociais destinados a amenizar as consequências econômicas do COVID-19; Atendimento para abertura de contas referentes a benefícios sociais e trabalhistas; Aquisição de cartões, desbloqueio e fornecimento de senha.

O atendimento para pessoas com idade acima de 60 anos e os que necessitem de atendimento prioritário, deverá ocorrer em horário diferenciado a ser estabelecido pela agência bancária de forma a não favorecer aglomeração com os demais. As agências deverão restringir o acesso de pessoas atendidas no interior das agências bancárias a 5 pessoas por vez, devendo os funcionários da instituição utilizarem máscaras e luvas descartáveis, atentando-se para seu uso correto e seguro conforme recomendações da Anvisa e da Vigilância Sanitária e manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre atendimento e clientes.

Os demais serviços deverão ser realizados por meio de serviços de autoatendimento, caixas eletrônicos ou internet banking.

O novo decreto exige que todas as instituições bancárias, situadas em Avaré, deverão restringir o acesso de pessoas atendidas no espaço reservado aos atendimento dos caixas eletrônicos a fim de manter uma distância mínima de 1,5 m entre elas, efetuando marcações no chão, deverão efetuar a limpeza contínua dos terminais de autoatendimento com álcool 70%, bem como providenciar 2 funcionários para atenderem a população junto aos terminais de autoatendimento, devendo fornecer a esses máscaras e luvas descartáveis, conforme normas da Anvisa e da Vigilância Sanitária visando a contenção da disseminação do COVID-19.

EMPRESAS -Também fica autorizado o funcionamento de indústrias e comércios diretamente ligados à produção, distribuição, comercialização e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene e alimentos.

Fica autorizada ainda a abertura das agências dos correios, porém, deverão organizar o atendimento em suas agências a fim de que os atendidos mantenham distância de 1,5 metros.

Hotéis, motéis e pousadas, também podem funcionar, devendo estes observar as determinações da ANVISA e da Vigilância Sanitária visando a contenção da disseminação do COVID-19.

As casas lotéricas também podem funcionar, desde que sigam as normas da Anvisa.

Matéria do 'A Voz do Vale' de 7  abril de 2020