Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Com 16% da capacidade, represa Jumirim tem menor volume de água para o período desde 2010

Vazão da captação foi reduzida de 147 para 60 metros cúbicos de água por segundo para auxiliar na recuperação do reservatório nos próximos meses.
Vazão de água de reservatórios do Paranapanema é diminuída para recuperar nível — Foto: Reprodução/TV TEM

A vazão da captação de água da represa Jurumirim, em Avaré (SP), precisou ser reduzida depois que a capacidade da área atingiu 16% da capacidade.

Com isso, a captação passou de 147 para 60 metros cúbicos de água por segundo, com o objetivo de auxiliar na recuperação do reservatório nos próximos meses.

Os reservatórios da bacia do Rio Paranapanema atingiram o menor nível nesta época desde 2010, com 16,07%, de acordo com a Agência Nacional das Águas (Ana). Em alguns pontos, a água da represa recuou mais de 40 metros.

Queda no nível do reservatório de Jurumirim, na bacia do Rio Paranapanema

A decisão para diminuir o volume de água foi tomada em uma reunião entre representantes dos governos federal, estadual e municípios, que acompanham as condições dos reservatórios do Rio Paranapanema.

O reservatório tem uma área de 449 quilômetros quadrados e banha Avaré, Itaí, Arandu, Cerqueira César, Piraju, Taquarituba, Tejupa, Itatinga, Paranapanema e Angatuba (SP).

Em nota, a Ana informou que as reuniões da sala de crise do Paranapanema são realizadas semanalmente e que a próxima é nesta quinta-feira (14), às 15h.

Informou também que a medida está sendo reavaliada nas reuniões e que pode haver mudança na determinação da diminuição da vazão. Em fevereiro deste ano, o reservatório atingiu a baixa histórica de 12%.