Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Eleições suplementares em Angatuba, Campina do Monte Alegre e Anhembi

Eleitores foram às urnas no domingo último.

Nicolas Basile, do Republicanos, é eleito prefeito de Angatuba

Nicolas Basile, do Republicanos, foi eleito prefeito de Angatuba neste domingo (3). O candidato teve 65,86% dos votos nas eleições suplementares, o que equivale a 7.830 votos no total.

A candidata Maria Teresa do Dr Demian, do PSDB, ficou em segundo lugar, com 31,44% dos votos. A eleição em Angatuba também teve 23,96% de abstenção, 2,08% de votos brancos e 3,80% de votos nulos.

Os eleitores de Angatuba tiveram que voltar às urnas neste domingo (3) porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de recurso do candidato a prefeito Carlos Augusto Turelli (PSDB), que recebeu a maioria (38,81%) dos votos em Angatuba no ano passado.

Embora tenha vencido as eleições municipais, Calá, como é conhecido, não foi declarado eleito porque teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral pela Lei da Ficha Limpa.

O novo prefeito, Nicolas Basile, tem 29 anos e é comerciário. O vice dele é o Sandro, também do Republicanos, de 61 anos. Os dois fazem parte da coligação "Renasce Angatuba", que engloba os partidos Republicanos, MDB, PL, PTB e PSD.

Tiago do Zé Dito, do PSDB, é eleito prefeito de Campina do Monte Alegre

Tiago do Zé Dito, do PSDB, foi eleito prefeito de Campina do Monte Alegre neste domingo (3). O candidato teve 57,73% dos votos nas eleições suplementares, o que equivale a 2.002 votos no total.

O candidato Gil, do PP, ficou em segundo lugar, com 27,65% dos votos. A eleição em Campina do Monte Alegre também teve 19,09% de abstenção, 1,20% de votos brancos e 2,01% de votos nulos.

Os eleitores de Campina do Monte Alegre tiveram que voltar às urnas neste domingo (3) porque o candidato à prefeitura mais votado em 2020 foi Zé Dito (PSDB), no entanto, a candidatura ficou sob júdice.

Em junho deste ano, José Benedito Ferreira contraiu Covid-19 e morreu dias depois do diagnóstico, por complicações da doença. Ele era pai do prefeito eleito neste domingo (3).

O novo prefeito, Tiago do Zé Dito, tem 36 anos e é administrador. O vice dele é o Edmilson, também do PSDB, de 55 anos. Os dois fazem parte da coligação "Juntos de novo, é a vontade do povo", que engloba os partidos PSDB e DEM.

Motinha, do PP, é eleito prefeito de Anhembi

Lindeval Augusto Mota, o Motinha, do PP, foi eleito prefeito de Anhembi (SP) neste domingo (3). O candidato teve 45,56% dos votos nas eleições suplementares, o que equivale a 1.772 votos no total.

No resultado final, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoras (TSE) pouco mais de duas horas após o fechamento das urnas, Motinha superou outros três candidatos: Rogerião (Cidadania), que ficou com 40,58% dos votos, Rafaela (MDB), com 10,34%, e Rodrigo Pomba, que teve 3,52%.

A eleição em Anhembi teve 19,86% de abstenção, ou seja, 992 eleitores aptos a votar não compareceram às urnas. A eleição teve ainda 1,30% de votos brancos e 1,57% de votos nulos.

Motinha já havia disputado as cinco últimas eleições na cidade para o cargo de vereador, sendo eleito em duas delas, inclusive na do ano passado. Divorciado e com Ensino Superior completo, Motinha terá como vice Alexandro da Silva, o Alex Lambari (PTB).

Os eleitores de Anhembi tiveram que voltar às urnas neste domingo (3) porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impediu a posse do prefeito reeleito no ano passado para o 2º mandato, Miguel Machado (PSDB), porque ele havia sido cassado por improbidade administrativa.

Motinha, que completou 51 anos neste domingo, já era o atual prefeito interino de Anhembi – ele assumiu o cargo na condição de presidente da Câmara de Vereadores.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores podem encontrar informações detalhadas sobre as eleições deste domingo. A diplomação dos eleitos deverá ser realizada até o dia 8 de novembro.

Obs.: O eleitor que não conseguiu votar neste domingo pode justificar por meio do Justifica Brasil, funcionalidade disponível no aplicativo móvel e-Título, até 2 de dezembro, pelo Sistema Justifica, ou no cartório eleitoral mais próximo.

Com informações do Portal G1