Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Instaladas as primeiras ecobarreiras no Horto Florestal em Avaré

Atividade teve participação de alunos da EMEB Anna Novaes
Alunos da EMEB Dona Anna Novaes De Carvalho participando da instalação da Ecobarreira

Dando continuidade ao Programa “Município VerdeAzul”, do qual Avaré faz parte, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem promovendo uma série de ações sustentáveis envolvendo estudantes do município, desde o ensino básico ao superior.

Em parceria com a Secretaria de Turismo, a pasta realizou nesta quinta-feira, 11, a implantação de Ecobarreiras no Horto Florestal de Avaré. O empreendimento teve a participação dos alunos da EMEB Dona Anna Novaes De Carvalho, que após uma palestra na Sala Verde Sabiá sobre função da barreira, foram até o local para fixá-la.

A Ecobarreira foi instalada nas duas primeiras pontes do reserva com o objetivo de reduzir a incidência de resíduos no lago ornamental em épocas de chuvas, bem como para conscientizar os visitantes sobre o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de resíduos na área do Horto Florestal.

Visita técnica

Na última semana de março, representantes da Secretaria de Meio Ambiente fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A visita teve participação dos alunos do Instituto Federal, graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, os quais puderam acompanhar o monitoramento das análises ali realizadas.

O objetivo da atividade foi tornar pública a existência e a importância da Estação de Tratamento de Esgoto para o município, seguindo a diretiva do Programa “Município VerdeAzul” sobre saneamento básico.