Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Marinha interdita Balsas que ligam Fartura à Itaporanga e Barão

Prefeitura de Fartura foi notificada pela corporação e terá um prazo de 8 dias úteis para explicar o motivo dos problemas.

Interdição causa prejuízos a comerciantes e produtores rurais
Interdição causa prejuízos a comerciantes e produtores rurais

As balsas que ligam Fartura (SP) a Barão de Antonina (SP) e Itaporanga (SP) foram interditadas pela Marinha por falta de segurança aos usuários.

De acordo com a Marinha, durante uma vistoria feita no final de novembro foram encontradas irregularidades, entre elas problemas no sistema que controla a temperatura do motor, nas luzes de navegação e vazamento de óleo combustível. Além disso, a tripulação não estava de acordo com o documento que lista o pessoal embarcado.

A prefeitura de Fartura, responsável pelas embarcações, foi notificada pela corporação e terá um prazo de 8 dias úteis para explicar o motivo dos problemas. Além disso, poderá ser aberto um auto de infração e estabelecida uma multa.

Em nota, a prefeitura informou que os reparos nas duas balsas que fazem as viagens para Itaporanga e Barão de Antonina já começaram. Elas vão voltar a operar depois de uma vistoria da Marinha, o que deve ser feito ainda este ano, segundo a prefeitura.

Com as mudanças, a expectativa do Executivo é de que o serviço melhore, mas não deve haver reajuste na tarifa de travessia.

Contudo, as interdições preocupam produtores e comerciantes da região. José Jalmir de Oliveira é produtor rural e afirma que precisa da balsa para o trabalho prejudicando o escoamento de produtos agrícolas e também afetando o turismo existente pelas belezas oferecidas  pela represa.

Esta foi a primeira interdição do ano nas balsas. Em 2015, elas ficaram paradas porque faltavam boias, coletes salva-vidas, os extintores de incêndio estavam vencidos e havia problemas no sinal sonoro e na bomba de esgoto.

Fonte e foto: 1