Nau dos Mestres - A curiosidade é o começo de toda aventura!

Memorial Djanira abre mostra de ilustrações de Fernandes

Redação
Redação Região
Exposição ficará aberta até o fim de dezembro

Autor da história em quadrinhos sobre a vida e arte da célebre pintora de Avaré, feita em parceria com o escritor Gesiel Júnior, o artista gráfico avareense Luiz Carlos Fernandes cedeu os originais das ilustrações que fez para o livro “Djanira”, os quais agora integram a mostra organizada pela equipe do Museu Municipal Anita Ferreira De Maria no Memorial Djanira.

Na exposição, que ficará aberta até o fim de dezembro, no CAIC, o público poderá ver os desenhos feitos a lápis e outros coloridos, muitos dos quais serviram para ilustrar a nova obra em HQ lançada com apoio cultural da Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc.

Fernandes, de 59 anos, é ilustrador, caricaturista, chargista e escultor. Ilustrou diversos livros infantis e ganhou o troféu Hqmix de “Melhor Ilustração Infantil” com a coleção Castelo Rá-Tim-Bum (1997) e de Melhor Caricaturista do Brasil (2009). No ano passado, conquistou o primeiro lugar na categoria caricatura no World Press Cartoon, em Portugal. Em agosto último, recebeu o Grande Prêmio no Salão Internacional do Humor de Piracicaba.

“Sou daltônico, mas vi nas telas da nossa grande artista a Djanira do Brasil de todas as cores e não apenas do verde, amarelo, azul e branco. Ela foi do preto da baiana ao branco do trabalhador de cal. Pintou o vermelho do índio e do Flamengo, o marron e o ocre da terra, o rosa do vestido da menina e abusou do azul dos anjos e de todos os santos”, revelou Fernandes.

Com entrada franca, a exposição fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Informações pelo telefone (14) 99904.0073.