Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Nível da represa de Jurumirim continua baixo, aponta ONS

Volume da água na represa está em 12,74% da capacidade total, conforme o levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Nível é o mais baixo dos últimos 25 anos

O nível da Represa de Jurumirim, na região de Avaré (SP), continua baixo. Segundo o levantamento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume da água na represa está em 12,74% da capacidade total, sendo o nível mais baixo dos últimos 25 anos.

A empresa responsável pela usina hidrelétrica de Jurumirim havia informado que, desde novembro de 2018, as chuvas têm sido escassas na bacia do Rio Paranapanema, e isso teve reflexo no nível do reservatório da usina.

Ainda conforme a empresa, estão previstas poucas chuvas para os próximos meses. Porém, embora o nível do reservatório esteja baixo, é considerado normal para a operação da usina e não afeta a geração de energia.

A empresa explicou ainda que as hidrelétricas têm um sistema interligado, e a geração de uma usina compensa a outra. Por isso, não há risco de desabastecimento.

O reservatório da usina hidrelétrica Jurumirim banha os municípios de Angatuba, Arandu, Avaré, Cerqueira César, Itaí, Itapetininga, Paranapanema, Piraju, Taquarituba e Tejupá, totalizando 1.286 quilômetros de bordas de reservatórios.