Sicredi Novos Horizontes Itaí
Região

Vereadores em exercício buscam novos partidos para atingir propósitos

Maioria quer reeleição, outros almejam “algo mais”.
Imagem ilustrativa

As eleições municipais 2020 ainda é uma incógnita, enquanto que ao mesmo tempo em que muito se discute devido a pandemia do coronavírus, um adiamento da mesma (ainda pra esse ano), o curso do calendário eleitoral segue na sua normalidade e, no dia 3 de abril, terminou o prazo para os vereadores em exercício definirem a escolha da agremiação partidária pelas quais possam ser candidatos.

Com o fato de não mais existir a coligação para as eleições proporcionais (legislativo), ficando valendo a briga interna onde o coeficiente elege o mais votado dentro do partido, a somatória das possibilidades e até mesmo uma autoanálise da possibilidade de votos a conquistar, culminou à muita movimentação política, muito troca-troca, o que mexeu com os bastidores políticos das cidades, visto que alguns nomes trocaram de partidos visando uma possível reeleição e outros, visando algo mais, como uma chance de ser candidato à vice ou até mesmo à prefeito (isso é assunto para uma matéria futura).

Vejamos o que aconteceu em algumas cidades:

Itaí:

Em Itaí houve muita mudança, muita busca dos vereadores em exercício por novas siglas partidárias. Somente dois vereadores permaneceram nos partidos pelos quais foram eleitos, o vereador Nana que permaneceu no PP e o vereador Mosquito que continuou no PSDB. O MDB recebeu a migração da vereadora Laka do Gás, que deixou o PSC e do vereador e delegado Dr. Luiz Fernando Rotelli (foto), que deixou o PP. Os vereadores Avelino Nicetto e Ronaldo Som que eram do PDT migraram para o PSDB, enquanto que o vereador Alegria deixou o PSDB e partiu para o PL, partido que recebeu também a filiação do vereador Tatu que deixou não só a sigla do PP, como também a presidência do mesmo. Já a vereadora Sueli Idem saiu do Solidariedade e migrou-se para o PP.

Itaporanga:

Muito troca-troca também na cidade de Itaporanga, sendo que dos nove vereadores em exercício, apenas três deles permaneceram nos partidos pelos quais chegaram ao cargo que estão, sendo eles, João Piá que permanece no PPS e os vereadores Trajano e Josivam que continuam na sigla do PSDB. Já os vereadores Gerson Viana (foto) que era do PSB e Custódio (MDB) deixaram seus respectivos partidos para se juntar ao Avante. O vereador João Mello, por sua vez, deixou o PHS pra fazer parte do PSL. Os vereadores Carlinhos da Ambulância (PR) e Marcelo (PPS) preferiram se ingressar no Cidadania, enquanto que o vereador Fábio Benini foi para o Republicanos.

 

Taquarituba:

 

Aqui a busca por novos ares foi menos intensa, mas não menos importante. Apenas três vereadores mudaram de siglas partidárias, sendo que o vereador Eder Miano (foto) que era do PT se transferiu para o PP, o vereador Paulo Turneiro até então no PL partiu pra PSDB e o presidente da Câmara, Rederson deixou o DEM para fazer parte do PV. Os demais vereadores resolveram permanecer como estavam.

 

 

Coronel Macedo:

Mudança drástica também na política macedense em se tratando de vereadores na atividade: A começar pelo presidente da Câmara Roque Garcia que trocou o PDT para PRB, acompanhado dos edis Tom do Marino (PTB), Edina Tonon (PL) e Stefany (PV) que seguiram o mesmo caminho. A vereadora Maria Olivia deixou o MDB para se juntar ao PL, enquanto que os vereadores Miderson Eduardo (foto) do Cidadania e Robson Pão do Solidariedade migraram para o PSDB, partido que contou com a permanência do vereador Marcão. Outro que não mudou de partido foi o vereador Edivaldinho que preferiu permanecer no PDT.

 

 

Essas mudanças e/ou permanências já dão um visual de como vai ser a luta pelas vagas nos legislativos das respectivas cidades (e até mesmo no Executivo), lembrando que aos vereadores em exercício, se juntam na disputa muitos nomes que já ocuparam o cargo; outros que são sempre presentes em todas as eleições; vários novatos mas com gana e em busca de espaço além é claro, de muitos que já tiveram a oportunidade de lá estar, mas que saíram pela portas do fundos do cenário político, acumulando processos e até mesmo tendo de devolver dinheiro ao erário público, mas que insistem em estar no poder .

Ai a escolha fica a cargo eleitor, no momento certo é claro!!!