Sicredi Novos Horizontes Itaí
Variedades

Ataques de RANSOMWARE “Programas Maliciosos” em sua rede de computador: O que fazer?

O objetivo desses "ataques" é solicitar um resgate à vítima, em troca da solução do problema.
Imagem referente a tela de uma vítima do RANSOMWARE chamado - WannaCRY

Recentemente várias instituições privadas e públicas tem sofrido com o “ataque” de RANSOMWARE (espécie de código ou programa malicioso), causando prejuízos e interrompendo o funcionamento dos sistemas de informática infectados.

A princípio quando surgiu esse tipo de “ataque” de RANSOMWARE foi direcionado a grandes corporações, indústrias e setores críticos de governos, a nível mundial. A quem pense, que por estar no interior, afastado de grandes centros urbanos e com apenas um computador pessoal em casa, esteja livre de sofrer com esse malware (programa malicioso), mas não, esse público está propenso a enfrentar a mesma ameaça.

Para se precaver, seguem nas próximas linhas o que é, recomendações para se proteger e como proceder caso tenha sido vítima de RANSOMWARE.

RANSOMWARE é uma espécie de programa malicioso, que ao atacar o sistema de computador age de duas maneiras: decodificando dados do disco rígido (onde são normalmente armazenados dados do usuário) deixando inacessíveis ou bloqueando o acesso normal ao sistema da vítima. O objetivo do “ataque” é solicitar um resgate a vítima, em troca da solução do problema, solicitando o resgate em bitcoin (moeda digital).

Os ataques mais comuns ocorrem através de e-mails de phishing (mensagens falsas, que solicitam dados e informações do usuário) e acesso a sites que contém um programa malicioso.

Tomar algumas precauções podem evitar ou bloquear o RANSOMWARE.

- Manter sistema operacional e programa de antivírus sempre atualizado.

- Nunca abrir e-mails desconhecidos ou não solicitados.

- Sempre deixar ativado o firewall do sistema operacional.

- Ao acessar sites verificar segurança, veracidade das informações e se é confiável.

Autor: Flávio Antunes Maranho

Responsável pelo Departamento de TI – Prefeitura Municipal de Itaí-SP

Tecnólogo em Processamento de Dados – FATEC Ourinhos-SP

Especialista em Gestão de TI e Computação em Nuvem – UFSCAR Sorocaba-SP