Sicredi Novos Horizontes Itaí
Variedades

Maneiras de prevenir e combater o colesterol alto

Saiba como acabar com o colesterol alto, conferindo maneiras de prevenção e tirando suas principais dúvidas sobre o assunto.
Crédito da imagem: bulletproof.com

Alerta vermelho para a saúde, o colesterol alto pode aumentar as chances para a ocorrência de problemas seríssimos, como infarto e AVC.

Embora muitos casos possam se tratar de predisposição genética, existem maneiras de viver uma vida mais equilibrada e prevenir o colesterol alto com pequenos hábitos diários.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre o colesterol

Antes de falar sobre a importância do acompanhamento médico no tratamento e prevenção do colesterol alto, devemos entender, de fato, o que é colesterol.

O que muita gente não sabe é que o colesterol é algo muito importante para a saúde, sendo normal da espécie humana.

Sem colesterol, não conseguimos realizar uma série de atividades do organismo, como:

  • Manutenção de estruturas como membranas celulares;
  • Produção de hormônios e vitaminas essenciais;
  • E digestão de gorduras.

Assim, o colesterol é uma molécula de importância vital para nosso organismo, atuando em vários processos que nos permitem viver saudáveis.

Mas se ele é essencial, por que pode ser um problema?

A grande complicação surge quando os seus níveis se tornam excessivos – principalmente pela alimentação rica em gorduras.

Aí que mora o problema!

Quando os níveis de colesterol ficam distantes da normalidade, passam a surgir problemas de saúde que requerem tratamentos médicos específicos – e daí vem a importância de manter os níveis bem controlados e considerar sempre a média de valores conforme a idade.

Qual é a diferença entre colesterol ruim e bom?

Com certeza você já deve ter se deparado com as siglas LDL e HDL, não é mesmo?

Elas correspondem aos dois tipos de colesterol que podemos encontrar: o colesterol ruim (LDL) e o bom (HDL). Vamos entender um pouquinho mais sobre as diferenças entre eles?

  • Colesterol bom:

Também conhecido como HDL – devido ao seu nome advindo do inglês (High Density Lipoprotein), o colesterol bom é uma proteína de alta densidade.

Dentre suas principais funções encontramos o importante papel de tirar o colesterol LDL (que é ruim) das artérias, eliminando-o através do fígado.

Desta maneira, o colesterol bom é muito importante para manter nosso organismo protegido do colesterol ruim, deixando todo o sistema cardiovascular saudável e o corpo preservado de outros tipos de complicações.

  • Colesterol ruim:

Ao contrário do HDL, o colesterol ruim pode causar sérios problemas.

Chamado de LDL devido ao seu nome proveniente do inglês (Low Density Lipoprotein), o colesterol ruim se trata de uma proteína de baixa densidade.

Ele possui a facilidade para se acumular nas artérias e atrapalhar o fluxo sanguíneo, podendo causar sérias complicações.

Como ele pode formar placas, há maior predisposição para a ocorrência de aterosclerose, aumentando o risco de vários acidentes cardiovasculares – sobretudo infarto e AVC.

Colesterol ruim alto pode ser um sinal de que o corpo está em risco. Portanto, é muito importante ficar sempre de olho nos exames e combater o colesterol alto.

Além desses tipos de colesterol, que são os mais conhecidos, também nos deparamos com o colesterol VLDL – com proteínas de densidades ainda mais reduzidas.

Capazes de contribuir para o equilíbrio de todo o corpo, essas proteínas são muito benéficas para liberar colesterol e contribuir com outras moléculas – como triglicerídeos.

Por que é ruim estar com o colesterol alto?

O grande problema de estar com o colesterol alto é que aumentam as chances de risco de problemas cardiovasculares e outras complicações relacionadas.

Altos níveis de LDL podem obstruir veias e causar aterosclerose, que pode levar até à morte.

Por isso, é muito importante estar com os níveis de colesterol em dia e pensar em maneiras para prevenir e tratar o colesterol alto.

Quais são os fatores de risco para problemas de colesterol?

Embora a predisposição genética possa estar muito associada com o colesterol fora de controle, vários fatores de risco podem participar do processo, como:

  • Hábitos de vida: falta de atividades físicas e sedentarismo;
  • Alimentação: dieta desequilibrada, inadequada e rica em gorduras;
  • Pacientes que sofrem com diabetes, obesidade ou sobrepeso;
  • E fumantes.

Por conta disso, é muito importante tentar manter uma vida mais saudável (em todas as suas esferas), evitando os fatores de risco que podem deixar o colesterol alto.

Pessoas que possuem obesidade e já mostram outras doenças relacionadas com o problema devem pensar em procedimentos cirúrgicos para vencer o sobrepeso.

Nesses casos, uma cirurgia de redução de estômago deve ser considerada, pois o emagrecimento já não é mais uma questão estética – mas sim de saúde!

Dicas para prevenir e combater o colesterol alto

Para que você possa vencer o problema com o colesterol alto, preparamos uma listinha com dicas para prevenir e combater esse mal.

Vamos conferir?

  • Capriche no consumo de alimentos ricos em ômega 3, como: salmão, linhaça, atum e nozes – esses alimentos evitam a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de problemas relacionados com o colesterol alto;
  • Mantenha os exercícios físicos sempre em dia, pois eles são capazes de reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom;
  • Tome muito chá verde: essa bebida é capaz de reduzir a inflamação de vasos que pode ser gerada por problemas de colesterol;
  • Tenha uma dieta mais saudável: uma dieta rica em gorduras e toda desequilibrada pode acabar com sua saúde, aumentando o colesterol. Por isso, equilíbrio é essencial!

Considerações finais

Embora muitas pessoas pensem que o colesterol é um grande vilão da saúde, ele é essencial para a vida humana.

O grande problema é quando ele está alto!

Quando seus níveis fogem da normalidade, abrimos portas para várias doenças, aumentando o risco de morte – sobretudo por problemas cardiovasculares.

Por esse motivo, é importante ficar longe dos fatores de risco, largando o cigarro, tendo uma dieta mais equilibrada e seguindo as dicas para prevenir e tratar o problema.

Nesse sentido, também é importantíssimo manter o check-up anual sempre em dia, realizando exames para ver se o seu colesterol vai bem.

Gostou do conteúdo de hoje sobre o colesterol alto? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!